Últimos Tweets

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

PRODUZIDO POR:

Fernando J. Soares, biólogo, professor de ecologia, mestre em ensino de ciências e especialista em educação ambiental. Como consultor educacional, trabalha com projetos de pesquisa e avaliação utilizando metodologias mistas, tecnologia da informação e ciência colaborativa.

Contato:

Tel. (51) 92957194
E-mail: biofsoares@gmail.com

BIOFSGRAFIA

Você está em::Home/BIOFS/BIOFSGRAFIA
BIOFSGRAFIA 2016-12-10T12:50:23+00:00

FJSFOTO

De família humilde e dedicada que priorizou a educação, Fernando nasceu em Novo Hamburgo, RS, em 1967, sendo hoje Biólogo formado pela UNISINOS, Mestre em Ensino de Ciências pela ULBRA, Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto de Tecnologia da Florida e Técnico em Química pela Fundação Liberato.

Desde 1985 quando iniciou seus conhecimentos de informática educacional na linguagem de programação Basic e Logo Fernando tem trabalhado como professor. Nessas três décadas construiu sua carreira em torno de três áreas de interesse profissional distintas sendo: 1) o ensino de ciências e biologia na educação formal, dedicando maior atenção à ecologia e à biologia da conservação; 2) a gestão do impacto ambiental que ocorre na interação do ser humano com o meio ambiente, sempre com uma ótica crítico-científica sobre as implicações ecológicas, sociais, e econômicas das diversas iniciativas pró-ambiente que emergiram neste período, e 3) a tecnologia da informação como forma de facilitar a comunicação e a construção de conhecimento científico.

No Brasil Fernando lecionou ciências e informática educacional para o ensino fundamental, biologia para o ensino médio e ecologia para o ensino técnico profissionalizante. Além de suas aulas na educação formal, Fernando trabalhou no Centro Municipal de Educação Ambiental Estação Ecologia, em Estância Velha, RS responsabilizando-se pelas oficinas do laboratório e pela construção de um banco de dados catalogando dezenas de oficinas na área. Como consultor Fernando ministrou inúmeras palestras, oficinas e cursos de capacitação de curta duração, a maioria voltados para professores da educação básica e para o quadro técnico de gestão ambiental municipal, nas áreas de educação e meio ambiente. Em Garopaba, SC, trabalhou como coordenador conceitual no início do projeto Gaia Village, onde teve a oportunidade de participar da organização de uma sequência de 16 eventos em sustentabilidade comunitária e regional que consolidaram aquele projeto.

Nos EUA também diversificou sua atividade profissional lecionando: 1) a disciplina de Survey of Science que incluía uma introdução à  Física, Química, Biologia, Geologia e Astronomia no ensino superior para alunos de cursos em que as ciências naturais não são vistas como tópico curricular tradicional (e.g., Administração, Psicologia, Comunicação, entre outros); 2) a disciplina de University Experience que visava preparar alunos do primeiro semestre para a vida acadêmica; e 3) mini cursos em computação para a comunidade do Women’s Business Center de Melbourne, FL, que incluía conhecimentos de aplicativos do pacote MS Office, o sistema operacional Windows e tópicos de segurança digital.

Fernando passou mais de 7 anos de sua vida fora do Brasil viajando, trabalhando e estudando incluindo Portugal, Holanda, Inglaterra, Austrália, Indonésia, e por último os EUA. No Instituto de Tecnologia da Florida trabalhou em várias linhas de pesquisa sendo: 1) pesquisa educacional coordenando a coleta de dados no sul da Florida junto ao projeto National Environmental Literacy Assessment financiado pela North American Association for Environmental Education; 2) pesquisa governmental no Activity Based Total Accountability Institute envolvendo datamining para contribuir com a transparência das contas públicas; e 3) pesquisa na área da saúde com análise de dados para o desenvolvimento do aplicativo Pocket Buddy para dispositivos móveis que visava amenizar os impactos advindos dos sintomas do Alzheimer. Ainda nos EUA Fernando obteve um certificado de reconhecimento pelos seus estudos e aprovação de seu projeto de pesquisa para obtenção do Ph.D., tendo concluído os três primeiros capítulos de sua tese. Dada a complexidade e magnitude deste projeto que visava examinar as relações entre alfabetização ambiental, fatores situacionais, comportamento ambientalmente correto e impacto ambiental sob a forma de emissões de gás carbônico, o mesmo não fora concluído dentro do prazo hábil e, embora com uma experiência acadêmica imensa, Fernando retornou ao Brasil sem o título de doutor.

Fernando teve ainda em sua carreira a oportunidade de trabalhar como tradutor-intérprete para palestras e cursos de grandes pensadores da ecologia como o físico Fritjof Capra, o arquiteto Max Lindegger, e o eng. agrônomo e nobel de ecologia José Lutzenberger entre outros; período em que trabalhou como consultor para a Fundação Gaia.

Atualmente Fernando trabalha como biólogo na gestão ambiental do município de Três Coroas (RS), “A Cidade Verde”, sendo responsável pelo licenciamento de todas as atividades potencialmente ou efetivamente poluidoras deste município. Como consultor, tem atendido diversas demandas tanto na iniciativa privada como na administração pública, realizando laudos técnicos e ministrando cursos de capacitação na área de avaliação e gestão de projetos socioambientais. Como voluntário Fernando atua junto às coordenadoras do Projeto Permanente de Educação Ambiental Peixe Dourado e no Grupo de Estudos Socioambientais do Comitesinos, acompanhando o desenvolvimento de políticas públicas para a gestão ambiental da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, RS.

Conhecimento de metodologias científicas 80%
Acesso a múltiplos bancos de publicações científicas
(ProQuest, EBSCO, ERIC, EPA, JSTOR, Igenta, DA, ISIS, Periódicos CAPES…)
95%
Gestão de referências bibliográficas
(Biblioscape, Mendeley, EndNote, Citavi…)
100%
Instrumentação e coleta de dados em campo
(Open Foris, LimeSurvey, SurveyMonkey…)
75%
Análise quantitativa
(SPSS, JMP, Excel…)
80%
Análise qualitativa
(NVivo, MaxQDA…)
65%
Ambientes virtuais de aprendizagem e tecnologia educacional
(Canvas, Moodle, ANGEL, Blackboard, TurningTech…)
90%
Gestão de projetos
(OpenProject, Goalscape, MS Project, Zoho, Office 365, Asana…)
75%
Front end
(HTML, CSS, JavaScript…)
60%
Back end
(Python, Django, PHP, Node.js…)
30%
WordPress
(Setup, Plug ins, Config, Design…)
70%
Design e administração de bancos de dados
(MySQL, PostgreSQL…)
45%
Colaboração
(Git, BitBucket, GitHub…)
70%
Mapeamento
(QGIS, ArcGIS, GEPro…)
55%
Ilustração e diagramação
(COREL, AutoCAD, Xmind…)
65%
Edição de imagem
(ACDSee, SnagIt, Camtasia…)
70%